sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TPM – VOCÊ TEM QUE SABER QUE A NUTRIÇÃO FAZ MUITO POR VOCÊ NO CICLO ONDE APARECE A TPM (TENSÃO PRÉ MENSTRUAL), E SE SEGUIR PEQUENAS REGRAS DE NUTRIÇÃO, VOCÊ TERÁ MUITO MENOS SINTOMAS QUANDO DA TPM

É importante conhecer os sintomas da sua TPM (Tensão Pré-Menstrual), identificar quando eles começam reconhecer os fatores que os desencadeiam, verificar a sua intensidade pois a TPM é muito desagradável . Os sintomas mais comuns de TPM (Tensão Pré-Menstrual) são: cólicas, dores de cabeça, irritabilidade, alterações de humor, sensibilidade (choro), retenção de líquido (inchaço), dores na mamas, nervosismo, ansiedade, insônia, estresse, aumento na vontade de comer doces (principalmente chocolate).

O organismo sofre muitas alterações químicas produzidas no cérebro nesta fase e todas estas alterações são responsáveis pelos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual).Nesta fase do ciclo da TPM é importante ter bons hábitos alimentares e realizar atividades físicas regular pelo menos 30 minutos como caminhada, natação ou outra qualquer atividade aeróbica de 4 a 6 vezes por semana.

 É necessário selecionar bem os alimentos a ser ingerido durante o ciclo da TPM, fazer em média seis pequenas refeições ao dia. Não exclua nenhum tipo de alimento da sua dieta, tais como, proteínas carboidratos, cálcio e principalmente fibras SÃO IMPORTANTES NO CICLO DA TPM.



Proteínas: carnes, frango, peixe, leite, iogurte, queijo e ovos. Alguns alimentos vegetais que são ricas em proteínas (cereais integrais, leguminosas (feijões, lentilhas ervilhas, fava, soja e grão-de-bico) sementes e castanhas) TAMBÉM NÃO PODEM SER ESQUECIDOS NO CICLO DA TPM.


Carboidratos: batata, milho, batata-doce, macarrão, arroz, aveia, pães, biscoitos e bolachas.


Cálcio: leite, queijos, iogurtes.


Fibras: frutas, legumes, verduras, grãos, (pães, arroz e maçarão integrais) são de digestão lenta, dão sensação de satisfação (saciedade), ajudam no funcionamento intestinal.


Reduzir a quantidade de sal da alimentação, o excesso de sal dever ser evitado para reduzir a retenção de líquido e o edema QUE SÃO FATORES IMPORTANTES NO CICLO DA TPM. Além de estimular uma maior liberação de insulina pelo pâncreas, o que pode inchar e /ou engordar o que seria o mesmo em lhe dizer, desencadear o SOBREPESO. A ingestão de sal não deve ultrapassar cinco gramas /dia, ou seja, uma colher rasa de chá por dia.


Evite: café, chás, refrigerantes, e bebidas alcoólicas, pois são ricas em xantinas, substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor, POIS TODOS IRÃO PERCEBER QUE VOCÊ ESTÁ DESENCADEANDO O CICLO DE TPM.


O consumo de soja é altamente favorável, pois diminuem as dores nas mamas e a sensação de peso no baixo ventre.


Pratique relaxamento muscular progressivo (alongamento) ou exercícios respiratórios profundos (yoga, meditação ou massagens) para ajudar a reduzir as dores de cabeça, ansiedade, insônia e aliviar o estresse PODE NÃO PARECER IMPORTANTE,MAS NO CICLO DA TPM fará muita diferença.


Por elevarem a serotonina, conhecida como hormônio do prazer, as massas e os chocolates podem gerar necessidade contínua de consumo e falsa sensação de bem estar. Se não quer engordar apresentar SOBREPESO OU MESMO A OBESIDADE, o melhor e evitá-los TODOS ESTES FATORES NO CICLO DA TPM.

DR. JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
ENDOCRINOLOGISTA


DRA. HENRIQUETA V.CAIO
ENDOCRINOLOGISTA


EDNA ARENAS BARBOSA
NUTRICIONISTA






Contatos:

Fones: 55 11 5087-4404 ou 5087-4405


Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122


Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002



e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com






Site Clinicas Caio: http://drcaiojr.site.med.br/


















Nenhum comentário:

Postar um comentário